Notícias 6b6y5o

Araguaína divulga lista com 12 Pontos de Cultura selecionados para credenciamento​ pu29

Credenciamento visa o reconhecimento das entidades e concede recursos financeiros, por meio da Política Nacional Adir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), para ampliação de suas atividades comunitárias

Foram contemplados grupos e associações que promovem a dança, artesanato, literatura e outras expressões artísticas. A lista pode ser conferida no Diário Oficial n° 3275
Foto: Marcos Filho Sandes/SECOM

A Prefeitura de Araguaína publicou a relação dos 12 Pontos de Cultura classificados para credenciamento e premiação, por meio da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), mantido com recursos da Política Nacional Adir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) do Ministério da Cultura.

Foram contemplados grupos e associações que promovem a dança, artesanato, literatura e outras expressões artísticas. A lista pode ser conferida no Diário Oficial n° 3275, disponível no link:  https://diariooficial.araguaina.to.gov.br/diario-oficial 

A certificação visa o reconhecimento das entidades pela contribuição já realizada, fomentando as diversas manifestações culturais em Araguaína. 
 
Pontos de Cultura
Pontos de Cultura são entidades de caráter privado sem fins lucrativos, ou coletivos sem constituição jurídica de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais nas comunidades.

“Nosso objetivo é criar uma Rede Municipal de Pontos de Cultura, reconhecendo essas iniciativas e, com o incentivo do Governo Federal, levar a cultura para todos os cantos da cidade”, pontua Edson Gallo, secretário municipal do Esporte, Cultura e Lazer.

De acordo com PAAR (Plano Anual de Aplicação de Recursos), o edital disponibilizou o valor total de R$ 304.137,28. Cada classificado receberá R$ 25.344,77.
 
Seleção
A escolha dos Pontos de Cultura Pré-credenciados foi realizada pela Comissão de Seleção, composta por representantes do Poder Público e da sociedade civil, que fez a análise técnica dos materiais submetidos pelas entidades e coletivos culturais inscritos, dentro dos Critérios de Avaliação relacionados ao histórico de atuação da entidade ou coletivo.
 
Próximas etapas do processo
A partir da publicação, os proponentes desclassificados têm três dias para interposição de recursos, que serão avaliados e aceitos ou não. A lista dos recursos aceitos e não aceitos, bem como o resultado final têm previsão de publicação na próxima segunda-feira, 26 de maio, no Diário Oficial do Município. 

Na sequência, o edital prevê as seguintes etapas:
Análise dos recursos - 23 a 25 de maio
Publicação do resultado final de Pré-Credenciamento e habilitação - 26 de maio
Recebimento do prêmio - 27 de maio a 26 de junho.