
No próximo sábado, 24 de maio, Araguaína sedia o curso gratuito de Audiodescrição promovido pelo Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA), com apoio institucional da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC). A capacitação será ministrada pela audiodescritora Adriana Malta, profissional do Rio de Janeiro com ampla experiência na área de ibilidade em produtos culturais.
A audiodescrição é um recurso de ibilidade que transforma imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão compreendam melhor o conteúdo de espetáculos, filmes, exposições e outras manifestações artísticas. Trata-se de uma ferramenta essencial para garantir inclusão plena no o à cultura.
A formação acontece das 8h às 17h, na sede do ISCA, localizada no Galpão 2 do Espaço Cultural de Araguaína. São oferecidas 20 vagas, com entrega de certificados aos participantes. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (63) 99225-8721.
A iniciativa integra o projeto “Reforma, modernização e aquisição de bens para o Instituto ISCA”, aprovado no Edital nº 27/2024 – Infraestrutura Cultural, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recursos do Ministério da Cultura e execução da Secretaria da Cultura do Tocantins.
“A promoção da ibilidade cultural é uma pauta prioritária da FETAC. Acreditamos que a inclusão deve estar presente em todas as etapas da produção artística. Apoiar formações como essa é reafirmar nosso compromisso com uma cultura ível e plural”, destaca Kaká Nogueira, presidente da FETAC.
No dia 20, representantes do Comitê de Cultura no Tocantins estiveram na sede da All Dub, no Rio de Janeiro, para conhecer de perto o trabalho da empresa, referência em ibilidade comunicacional e da qual Adriana Malta faz parte. Participaram da visita o coordenador do Regional Norte, George Henrique, e a coordenadora de Comunicação, Bell Gama.
Sobre a FETAC
A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) é uma entidade representativa que atua no fortalecimento, articulação e desenvolvimento das artes cênicas no Tocantins. É responsável pela coordenação do Comitê de Cultura no Tocantins, que integra o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com o Ministério da Cultura. A FETAC desenvolve ações de formação, difusão e defesa de políticas culturais que promovam o o democrático à arte em todo o estado.