
João Pedro de Carvalho, o Professor Carvalho, morreu nesta terça-feira, 27 de maio, aos 87 anos. Professor Carvalho foi pioneiro das artes marciais em Araguaína.
Nascido em 1937, em Natal (RN), iniciou sua jornada nas artes marciais em Goiânia (GO), onde foi aluno do professor Tiuji Yamaguchi, com quem treinou judô e karatê por mais de 20 anos, até se consagrar faixa preta em ambas as modalidades, sendo várias vezes campeão goiano e obtendo excelentes colocações nos campeonatos brasileiros da época.
Mudou-se para Araguaína em 1973 e, aqui, abriu uma academia de artes marciais no Colégio Santa Cruz. Na sequência, transferiu-se para outra academia, localizada na Avenida 1º de Janeiro, onde permaneceu até deixar de dar aulas.
Sempre comprometido em transmitir aos seus alunos não apenas os princípios da defesa pessoal, mas também a construção do caráter, deixou um grande legado em Araguaína e região, pois alguns de seus alunos seguiram seus os e hoje são professores, como é o caso dos senseis Shina, Mazinho e Alex. Em nota de pesar, o prefeito Wagner Rodrigues lamentou a partida do pioneiro das artes marciais, destacou o legado deixado por ele e rogou a Deus que conforte a família neste momento de tristeza, dor e luto.
Neste momento de imensa tristeza, manifestamos nossas condolências a todos os familiares e amigos, rogando a Deus que lhes dê o conforto necessário.